O Senhor já havia estabelecido seu modelo de aproximação com o homem desde o primeiro ato de distanciamento ocorrido no Éden. Tão logo Adão se separou de Deus, procurou resolver seu problema à sua maneira, mas o Senhor proveu peles de animais para esconder a nudez do homem pecador. O primeiro perdão foi resultado da primeira morte. Adão jamais se esqueceria de tal ato, aliás, as suas vestes diárias o lembrariam que ele é quem deveria estar no lugar daquele primeiro animal morto pelo próprio Deus a fim de salvar a Adão, o pecador.
Caim tentou estabelecer seu próprio modelo de aproximação de Deus, mas foi repreendido pelo Senhor, ao passo que o sacrifício de animais ofertado pelo seu irmão foi aceito e agradável.
O que Moisés estava recebendo do Senhor e repassando ao povo logo após o tabernáculo ter ficado pronto, tabernáculo este que simbolizava a presença de Deus no meio do povo, não era algo novo, mas o estabelecimento formal e organizado de uma prática antiga sobre a forma que devemos nos aproximar Daquele que nos separamos sempre que pecamos. O pecado para ser perdoado deve ser expiado através da pena de morte de alguém. Foi o Que o Senhor disse a Adão caso ele pecasse: "...certamente morrereis".
É maravilhoso perceber a forma como o Senhor estava estabelecendo sua lei ao povo dando-lhes a oportunidade de se aproximarem do ato de adoração, vendo a forma misericordiosa de Deus perdoando seu povo, ao passo que eles poderiam perceber que a consequência do pecado é a morte, mas o dom gratuito foi provido para lhes dar a vida que ansiavam. Esses sacrifícios seriam revelados um dia de uma forma perfeita, em Jesus, o Messias libertador, resgatador e expiador dos pecados do seu povo.
Oração
Deus resgatador, bendito e eterno, somos gratos a ti por nos preparar a solução para nossos pecados. Da mesma forma que animais inocentes morriam para que o povo pudesse ser perdoado, assim, o seu filho Jesus precisou morrer para que pudéssemos viver. Não merecemos tão grande amor e misericórdia de tua parte, oh grande Deus. Portanto, recebe nossa gratidão por teu amos e teu plano de redenção revelado a nós, em Cristo Jesus, amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário