terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Devocional 29/01 (Leitura Ex. 32, 33, 34)

 Parece-nos espantoso o trecho da história em que o povo de Israel se corrompeu tão rapidamente durante os dias em que Moisés esteve no monte Sinai recebendo as orientações de Deus para a nação que se formava sob as diretrizes do Altíssimo. Perceba o que diz o versículo primeiro do capítulo 32: 

"Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós..."

Pensemos um pouco sobre isso. Talvez seja algo muito próximo ao que acontece conosco quando, por exemplo, saímos de um domingo de adoração ao Senhor num culto semanal, cheios de alegria pela oportunidade de reencontrar os irmãos e louvar a Deus. Todavia, tão logo chegamos em casa, nos deleitamos em nossos próprios prazeres, falamos o que não devíamos, brigamos, discutimos, pecamos, como se Deus não estivesse lá.

É importante nos lembrarmos que temos uma tendência natural de distanciarmo-nos de Deus tão logo estejamos longe dos olhares dos nossos "Moiséses". Esquecemos que nossos líderes espirituais não estão em todos os lugares; aquilo que na maioria das vezes nos traz um freio moral para nossas tendências pecaminosas naturais não se fazem presentes 24 horas do nosso dia a dia; nossos pais, esposas e maridos, filhos ou mesmo os irmãos na fé. Todavia, "os olhos do Senhor estão em todos os lugares..." 

Conforta-nos, porém, em saber que o Deus escolheu seu povo e os fez sair da terra do Egito, dando-lhes leis perfeitas e sublimes regras de conduta é o mesmo Deus que nos conduz no caminho de salvação eterna, nos perdoando e dando-nos uma nova oportunidade de fazermos diferente, mais e fazer melhor que aquilo que temos feito quando pecamos contra o Altíssimo.


Oração


Senhor Deus amado, ajude-nos a vencer nossa propensão natural ao erro. Ajuda-nos a olhar a história do teu povo no deserto e aprender com os erros deles, para que não caiamos mais em erros tão grosseiros de modo a despertar tua santa e justa ira contra nós. Somos gratos pelo sacrifício do teu filho Jesus que tem aplacado teu furor e pela tua bondade em continuar concedendo-nos tua lei para avançarmos a cada dia para nosso alvo em direção a ti. Amém. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário