segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Devocional 11/01/2014 Leitura (Gn 31,22,33)



“E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.” Gn. 32:30

Jacó vivia uma vida de engano, e por vinte anos após enganar seu pai, roubando a bênção de seu irmão, viveu dias enganando e sendo enganado, inclusive pelo seu próprio sogro, Labão. Talvez, sua própria esposa, a quem muito amava foi influenciada pelo seu caráter trapaceiro, quando obstinada e levianamente mentiu ao seu pai roubando-lhe e escondendo os seus ídolos.
Mas o patriarca estava cansado daquela vida de engano e sabia que mais importante que a bênção de Isaque, era bênção de Deus. O Senhor o manda voltar à terra de seus pais e encarar a realidade de seus atos inconsequentes, e agora, seu irmão Esaú vinha contra ele com 400 homens armados. Jacó temeu muito pela sua vida.

Chegou o momento em que Jacó sabia que não poderia continuar sua peregrinação com seu interior marcado pela mentira e pelo engano. Chegando ao vau de Jaboque, fez passar por ele tudo e todos, e fica só, só ele e Deus! Jacó estava persistente na decisão de sair daquele vale diferente, transformado, e assim o foi. Ao romper da alva a persistência de Jacó pela santificação rendeu-lhe a troca do seu nome, uma marca em seu corpo, e a bênção de Deus.

Jacó, agora chamado Israel, jamais seria o mesmo. Ao se dar conta de que se encontrou com Deus, esperava a morte justa e imediata, pois sabia o quão mal ele era e quão Santo era Deus. Sair vivo, e com a benção de um encontro desses não requer nada menos do que proclamar: “Peniel”, pois embora eu tenha visto a Deus a minha alma foi salva e misericórdia e graça foram manifestadas, não nos dando Deus o que merecíamos (a condenação) e dando-nos o que não merecíamos (a vida). Já passaste tu por esse vale, o conhecido “Vau de Jaboque” ?

Oração:
Bendito e sempiterno Deus, em tua presença nos reclinamos e nos humilhamos, pois tua grandeza transcende toda nossa capacidade de entender seus planos e propósitos. Se há à nossa frente um vau de Jaboque, que o Senhor nos conduza depressa, ainda que sejamos marcados, sabemos que sairemos com a bênção da manifestação da tua graça sobre nós. Oramos em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário