sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Devocional 17/01/2014 (Leitura Gn 49,50, Ex 1)



“E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José... e puseram sobre eles (o povo de Israel) maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas... Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam...” Ex 1:8,11,12

José teria sido um ícone ímpar na história do Egito, reconhecido como “aquele que, após interpretar os sonhos de Faraó, tornou-se o exímio governador, responsável por livrar o Egito da fome que assolou o mundo antigo” Todavia, após a sua morte, levantou-se um Faraó que não conhecia os feitos poderosos de Deus através da vida de José. O povo que outrora fora privilegiado pelo imperador egípcio usufruindo o melhor daquela terra, agora se encontra como escravo e afligido.
O mais interessante é que a despeito das estratégias dos egípcios para barrar o crescimento dos hebreus, quanto mais os afligiam e os penalizavam, mais eles cresciam e prosperavam.

O povo de Abraão, Isaque e Jacó estavam debaixo de uma promessa, e as aflições que eles enfrentavam não era coincidência, acaso ou surpresa. Foi profetizado pelo Senhor a aflição que eles passariam nessa terra, mas de igual modo, havia também uma promessa de libertação. Essa é a empolgante e encorajadora história do livro de Êxodo, onde veremos os poderosos feitos de Deus para tirar o seu povo do Egito, conduzindo-os para a terra prometida – Canaã.

Não importa se aqueles que exercem poder sobre você nem ao menos te conhecem. Não importa se seu chefe, seus amigos ou familiares não lhe reconhecem, realmente não é importante. O que importa é que somos conhecidos por Deus, e ainda que as aflições tentem nos limitar, continuaremos crescendo em graça e conhecimento, rumo àquele lugar que nos está prometido e separado, nosso lar – a Canaã Celestial.

Oração:
Senhor nosso Deus e Pai amado, muito obrigado por nos lembrar que em todas as nossas aflições o Senhor está conosco. Obrigado por nos confortar através do teu Espírito Santo quando nos sentimos tristes ou quando não temos o reconhecimento que esperávamos. Abre nossos olhos para vermos o que realmente importa: Ser amado pelo teu filho e conduzido por Ele. É no nome do teu filho que oramos, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário