quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Devocional 22/01/2014 (Leitura Ex. 14,15,16)

"E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim". Ex 14:4
Este tem sido um tema um tanto quanto controverso, e digno de debates teológicos acirrados. Mas o fato glorioso nessa passagem das escrituras é que Deus se mostra soberano e conhecedor, dominador e poderoso para fazer o que jamais qualquer homem poderia fazer, pensar ou imaginar.

O povo de Israel amargava 430 anos distantes da promessa da terra prometida, e muitos deles achavam que morreriam como escravos do Egito. Em seu grande poder Deus tira seu povo debaixo do jugo de Faraó  com infalíveis provas e evidências de que Ele é quem fazia essa obra. Vemos aqui Deus endurecendo o coração de Faraó, onde o Senhor permite que todo o potencial maligno do rei egípcio aflore contra os filhos de Deus, de modo que ele volta atrás de sua decisão mesmo após a pior das pragas, a morte dos primogênitos, inclusive do primogênito de Faraó. Esse era o endurecimento, essa era a pior pena que ele poderia sofrer das mãos de Deus. O Senhor não tenta a ninguém a pecar, e não o fez com Faraó. O que o Senhor fez foi liberar a capacidade maligna contida no coração daquele rei ímpio e maldoso.

Que duro juízo é esse de podermos fazer o que deseja nosso enganoso coração!
Essa é a pior pena que o mundo pode sofrer, ter as rédias de Deus que controlam o mundo para que ele não vire um caos, retiradas por completo.
Quanto a nós, o Senhor tem nos libertado com suas fortes mãos do mundo de pecado, e por maior que seja a Fúria do diabo contra nós, tudo o que nos aflige converge para um mesmo lugar: A glória de Deus. Não merece nossa devoção e adoração um Deus tão grande assim?

Oração:
Poderoso e grande Deus, como sentimos segurança em teus planos após contemplar uma tão poderosa salvação como a que tu realizastes com os teus filhos na saída do Egito. Ajuda-nos a confiar em ti quando os exércitos do inimigo avançarem contra nós e mostra-nos tua mão forte abrindo-nos o mar para que triunfemos sobre os perigos que tentam nos assolar. Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário